No dia 25 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, uma data importante para reforçar a conscientização sobre o impacto da saúde da boca no bem-estar geral. A boca exerce funções essenciais, como a fala, a mastigação e a respiração, além de ser uma das maiores cavidades do corpo com contato direto com o ambiente externo. Por isso, é a principal porta de entrada para bactérias e microrganismos que podem afetar a saúde.
Manter uma boa higiene bucal, como recomendado pelo Ministério da Saúde, não só previne problemas dentários, mas também ajuda a proteger o organismo de infecções. Problemas bucais estão diretamente relacionados a fatores como tabagismo, consumo excessivo de álcool e má alimentação.
Entre os problemas bucais mais comuns, destacam-se a cárie, que é a desintegração dos dentes causada pela falta de higiene bucal adequada, consumo excessivo de doces e carboidratos, ou por complicações de doenças que afetam a produção de saliva, como em pacientes em tratamento quimioterápico ou radioterápico.
As lesões bucais e aftas também são frequentes, apresentando-se como inchaços, manchas ou feridas na boca, língua ou lábios, que podem ser causadas por herpes labial, candidíase (sapinho) ou próteses mal ajustadas. O mau hálito, por sua vez, pode ter várias causas, como higiene inadequada, gengivite, ingestão de certos alimentos, uso de tabaco e álcool, boca seca ou doenças sistêmicas como câncer, diabetes e problemas no fígado ou rins. A saburra lingual, uma placa bacteriana esbranquiçada que se forma no fundo da língua, é uma das principais causas do mau hálito.
A gengivite é outra condição comum, caracterizada pela inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana que se acumula entre os dentes e a gengiva. A placa bacteriana, que adere à superfície dos dentes e gengivas, pode evoluir para tártaro se não for removida, e este, por sua vez, pode causar doenças mais graves.
Para manter uma boa saúde bucal, o Ministério da Saúde recomenda adotar cuidados diários. Escovar os dentes após cada refeição e antes de dormir, trocar a escova de dentes a cada um ou dois meses, usar uma escova macia e com cabeça pequena, além de passar fio dental diariamente são práticas essenciais. Lembrar que o uso de palitos não substitui o fio dental, evitar escovar os dentes com força, não fumar e sempre escovar a língua também são recomendações importantes.
A saúde bucal é fundamental para a qualidade de vida. Neste Dia Nacional da Saúde Bucal, cuide bem da sua boca e contribua para o seu bem-estar geral!
Fonte: Ministério da Saúde